Salto dos Macacos é uma das cachoeiras mais bonita da região, bem próximo de Curitiba, tem tobogã natural e suas águas formam várias piscinas, uma delas com borda infinita voltada para as imponentes montanhas da serra.

Borda Infinita – Salto dos Macacos

O Salto Redondo não fica para trás, é muito bonito e pouco acessado pelos aventureiros, pois não tem uma boa demarcação da trilha. O Salto Redondo fica logo abaixo do Salto dos Macacos. 

Salto Redondo – Morretes/PR

Para nossos amigos e amigas aventureiros que nos acompanham já sabem que somos apaixonados pelo destino de Morretes-PR, a somente 80 km de distância de Curitiba é uma cidade histórica e rica em belezas naturais localizada na serra do mar. 

O Salto dos Macacos e Salto Redondo a partir da nossa trilha tem um significado especial para nós, e sempre ficará registrado em nossas recordações. 

RELATO DA NOSSA EXPERIÊNCIA – SALTO DOS MACACOS E SALTO REDONDO

Planejamos a muito tempo ir no Salto dos Macacos e Salto Redondo, mas não deu certo, fomos um dia até a base do IAP (Instituto de Proteção Ambiental do Paraná) porém, chegamos passando um pouco das 9 horas e não é permitido entrar, após este horário.

Não desistimos e planejamos descer outro dia, agora de madrugada para aproveitar bem a cachoeira, chegamos cedinho na base do IAP (como chegar descrição abaixo) fizemos o nosso cadastro, fomos alertados se caso chovesse deveríamos evitar atravessar o rio e o horário de retorno deve ser no máximo às 15 horas independente do tempo.

Começamos a trilha e logo no início precisa atravessar o rio, Em alguns lugares bate na altura do joelho, fomos procurando pedra e lugares mais altos para passar e deu super certo, nem chegamos molhar o calçado, porém logo em seguida há outro rio para atravessar então desistimos e colocamos de vez os “pés” na água, a correnteza é fraca e foi muito tranquila a travessia. Recomendamos não tirar o calçado para evitar machucar os pés. 

Seguindo a trilha há vários córregos para atravessar e a mata atlântica linda e imponente rodeiam a caminhada, numa altura do percurso ouvimos o apito do trem descendo a serra, paramos para apreciar a vista e se fazer presente naquele lugar tão bonito.

Salto dos Macacos e Salto Redondo – Morretes/PR

Numa altura da trilha ela começa a ficar íngreme, com algumas raízes, mas sem grandes obstáculos e seguimos como diz o ditado popular “devagar e sempre”,  a trilha é super bem demarcada com faixas brancas por todo o caminho.

Ao chegar próximo da cachoeira tem uma bica de água escorrendo entre as rochas, onde aproveitamos para abastecer nossa garrafa. Chegamos cedo e o lugar já tinha bastante pessoas, inclusive foi o lugar onde encontramos maior número de pessoas em todos os passeios em cachoeiras que fizemos. 

Nos surpreendemos com a beleza do lugar, tudo o que vemos com nossos próprios olhos “ao vivo e a cores” é muito mais bonito. Muitas piscinas naturais para se banhar, porém a água bem gelada. 

Subimos para a base do Salto dos Macacos para contemplar e registrar o momento e lugar, vocês podem conferir CLICANDO AQUI, logo um rapaz que estava aproveitando o salto comunicou que viu uma cobra coral, nós curiosos fomos atrás para ver, ela era pequena e estava na primeira piscina onde cai o tobogã natural, ela correu e entrou na floresta. 

Procuramos um lugar seco, estendemos nossa toalha de piquenique e ficamos contemplando o Salto dos Macacos.

Fizemos o nosso cafezinho, abrimos nossos sanduíches e lanchamos com a melhor vista. Após as energias estarem restabelecidas fomos explorar o lugar e filmar melhor o local.

Salto dos Macacos – Morretes/PR

Encontramos aventureiros e aventureiras legais e simpáticos. Entramos na água gelada e descemos para o Salto Redondo. 

O Salto Redondo fica embaixo do Salto dos Macacos tem uma trilha na lateral como não conhecíamos, retomamos a trilha original e descemos até o ponto onde havia (não sabemos se permanece) uma faixa de contenção do lado direito da trilha. Não há demarcação são poucos metros e bem íngreme, sem grandes dificuldades chegamos ao local, uma cachoeira linda e faz  jus ao nome. 

MOMENTO ESPECIAL eu (Mari) sou convidada pelo Arthur para ir na frente da cachoeira e ficar de costas, para ele erguer o drone e fazer algumas imagens, de repente olho para o lado e ele está de joelhos com uma aliança e me pediu em casamento… não poderia ter tido outra responda a não ser SIM, concordam aventureiros e aventureiras? Vocês podem ver esse momento especial AQUI. 

Agora acredito que compreendam porque esse lugar é tão especial para nós e foi o primeiro post a ser feito.

Palpite do Fomos Viajar: Se tem alguém especial ao lado valorize, amem sem medo, demonstrem sentimentos para as pessoas certas, digam que amam, e se ainda não tem alguém especial quando encontrarem, não tenham medo de segurarem as mãos e andarem lado a lado…

Salto Redondo – Morretes/PR

TRILHA E CACHOEIRAS

A trilha para o Salto dos Macacos e Salto Redondo localizados no Parque Estadual Marumbi tem 4,5 km de extensão, com nível moderado de dificuldade e precisa atravessar duas  vezes o rio e alguns córregos. O tempo estimado para fazer a trilha é de 1h30 à 2h30.

Salto dos Macacos tem duas quedas: a primeira 30 metros e a segunda 70 metros, a rocha aos pés da cachoeira forma um tobogã natural que cai em uma pequena piscina. Muitos aventureiros estavam se divertindo escorregando no tobogã. 

O Salto Redondo possui uma queda de 40 metros e por volta de 20 metros de comprimento, em sua base há muitas rochas e uma pequena piscina, muito bonita e calma para apreciar a sua beleza e se banhar.

COMO CHEGAR 

O Salto dos Macacos e Salto Redondo estão localizados no Parque Estadual Marumbi, para chegar saindo de Curitiba precisa pegar a BR – 116 e depois a Serra da Graciosa que é encantadora, ou descer pela BR-277 em direção a Morretes e seguir para a comunidade Porto de Cima. No google maps digitando na busca Salto dos Macacos, Porto de Cima, Morretes já localiza.

DEMAIS INFORMAÇÕES:

Horário permitido para fazer a trilha: Entrada até às 9 horas e descida no máximo até às 15 horas. 

Estacionamento: 10 reais moto e 15,00 carro. (No local não tem estacionamento gratuito, porém vários pagos). 

Recomendação: Levar lanche, água, ir com roupa confortável, protetor solar, repelente, e tomar muito cuidado com a borda infinita. Muitos acidentes já ocorreram naquele local. Vamos registrar as aventuras com segurança!

Acumulem memórias! Acesse também!

Gostaram deste post? Nos sigam também nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *